Em Clinica de Recuperação, Evandro Santo Comemora 3 Meses Longe das Drogas

Em Clinica de Recuperação, Evandro Santo Comemora 3 Meses Longe das Drogas

Evandro Santo, internado em clinica de recuperação desde junho, divulgou, recentemente, em seu Instagram, postagem comemorando os seus 3 primeiros meses longe das drogas.

A celebração é justa e merecida, pois só quem já viveu os efeitos da dependência química sabe como é difícil resistir e se manter “limpo”.

As publicações do artista, de 46 anos, em suas redes sociais, têm ajudado muitas pessoas a compreenderem melhor o papel de uma clinica de recuperação na vida de um dependente químico.

O estereótipo de que a internação é uma punição, um tipo de castigo, que obriga o dependente químico a ficar distante de tudo e de todos, só atrapalha na hora da decisão do adicto (pessoa viciada) de ir para a clinica, começar seu processo de reabilitação, mostrando que não é necessário seu uma internação involuntária.

Conforme Evandro faz suas publicações, seu público consegue compreender que é possível tomar a decisão da internação sozinho, sem ser obrigado por ninguém, simplesmente por entender que a clinica de recuperação pode ajudar, muito, a superar os piores momentos da desintoxicação e da abstinência.

Dentro das clinicas, os pacientes recebem um tipo de atendimento que muito poucas famílias podem proporcionar em casa.

Dependentes Químicos Precisam de Cuidados Especiais

Alimentação recomendada por nutricionistas, terapia holística e ocupacional, consultas com psicólogos, acompanhamento e tratamento para transtornos mentais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bipolaridade, borderline, e outros, sessões de terapia coletiva, estímulo ao esporte e aos exercícios físicos, suporte de enfermaria em caso de crises e, principalmente, o cuidado por parte de pessoas que não irão fazer com que o paciente se sinta culpado ou inferiorizado por causa da sua doença, são alguns dos motivos que fazem com que a clinica de recuperação seja o melhor lugar para um dependente químico se reabilitar.

Dentro de casa, por mais que a família ame e deseje o bem do adicto, é quase impossível afastar as emoções e evitar cobranças, discussões e situações que podem fazer com que ele se sinta culpado pela própria condição, quando, na verdade, o familiar está doente, precisando de apoio e tratamento médico, para poder desenvolver conhecimento e controle sobre sua condição.

Além de tudo isso, quem se interna uma clinica de recuperação para lutar contra o vício em drogas, encontra uma coisa que raramente possui no seu círculo social: pessoas que vivem a mesma condição e estão na mesma posição de luta e superação.

Amizades que Fortalecem

É comum que pessoas viciadas em drogas convivam com outras pessoas viciadas, porém, dentro do núcleo de amizade, a referência da droga é algo positivo, divertido e esporádico.

Mesmo os amigos que costumam dizer que vão parar, frequentemente estão em outra festa, outro bar ou qualquer outra ocasião onde o uso de drogas é naturalizado e visto como algo positivo.

Na clinica é diferente.

Todos que estão lá viveram experiências que os fizeram compreender o quanto o uso de drogas é danoso e quanto ele causa sofrimento, tanto para quem usa, quanto para as pessoas que estão próximas. O objetivo não é causar culpa e remorso pelo que o paciente fez durante o uso das substâncias. Trata-se, simplesmente, de ajudá-lo a desmontar as ilusões criadas pela sua própria mente, para justificar o uso, o desejo e a necessidade das drogas em sua vida.

Não existe uso seguro ou recreativo de drogas.

Existe uma ilusão sobre uso seguro e recreativo de drogas, mas, na prática, não existe nenhuma quantidade ou frequência segura para uso de drogas.

Muitas vezes, só quando o paciente inicia o tratamento na clinica de recuperação, percebe como o processo de desintoxicação é complexo e consegue entender o poder que as drogas exercem sobre suas escolhas e sobre sua vida.

Se você tem problemas com drogas, procure ajuda

O uso de drogas causa danos severos e definitivos ao corpo e a mente das pessoas.

Se você está ou não tem certeza de que não está viciado em drogas, procure ajuda imediata.

Não tenha vergonha ou medo de expor o seu problema para sua família ou de procurar uma clinica de recuperação o procedimento tem que ser voluntário e não uma internação involuntária.

Você será amparado e receberá o apoio que precisa para seguir em frente e reescrever a sua trajetória.

O post sobre Em Clinica de Recuperação, Evandro Santo Comemora 3 Meses Longe das Drogas foi publicado em ViralFUN.



from WordPress https://ift.tt/2XwUyvU