Curiosidade Sobre o Plástico Que Você Não Sabia

Quando falamos sobre “plástico” como se fosse um único material, mas na verdade existem muitos plásticos diferentes. O que eles têm em comum é que são plásticos, o que significa que são macios e fáceis de transformar em muitas formas diferentes durante a fabricação. 

Os plásticos são (principalmente) materiais sintéticos (feitos pelo homem), feitos de polímeros, que são moléculas longas construídas em torno de cadeias de átomos de carbono, normalmente com hidrogênio, oxigênio, enxofre e nitrogênio preenchendo os espaços. 

Você pode pensar em um polímero como uma grande molécula feita pela repetição de uma pequena parte chamada monômero uma e outra vez; “poli” significa muitos, então “polímero” é simplesmente uma abreviação de “muitos monômeros“. 

Se você pensar em como um longo trem de carvão é feito de muitos caminhões acoplados, é assim que os polímeros são. 

Os caminhões são os monômeros e todo o trem, feito de muitos caminhões idênticos, é o polímero. Onde um trem de carvão pode ter algumas dúzias de caminhões, um polímero pode ser construído a partir de centenas ou mesmo milhares de monômeros. 

Em outras palavras, os polímeros normalmente têm moléculas muito grandes e pesadas.



Tipos de plásticos

Existem muitos plásticos diferentes, por isso precisamos de maneiras de compreender todos eles agrupando os semelhantes. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Podemos dividi-los em naturais (facilmente obtidos de plantas e animais) e sintéticos (aqueles feitos artificialmente por processos químicos complexos em uma fábrica ou laboratório). A celulose é um polímero natural usado para fazer fita adesiva (entre outras coisas), enquanto o náilon é um polímero sintético feito em uma fábrica.
  • Podemos agrupá-los de acordo com a estrutura dos monômeros dos quais seus polímeros são feitos. É por isso que falamos sobre poliésteres, polietenos, poliuretanos e assim por diante – porque eles são polímeros diferentes feitos pela repetição de monômeros diferentes.
  • Quando se trata de reciclagem, precisamos separar os plásticos em diferentes tipos que podem ser processados ​​juntos sem causar contaminação. Isso depende de suas propriedades químicas, propriedades físicas e dos tipos de polímero dos quais são feitos, e nos dá sete tipos principais. 
  • Podemos agrupar pelo que eles são feitos (digamos, bioplásticos – artificialmente feitos de ingredientes naturais) ou como eles se comportam quando são enterrados em aterros (biodegradáveis, fotodegradáveis ​​e assim por diante).
  • Podemos dividi-los em dois tipos gerais, de acordo com como se comportam quando são aquecidos: termoplásticos (que amolecem quando são aquecidos) e termofixos (plásticos termofixos, que nunca amolecem depois de serem inicialmente moldados).

Para que usamos plásticos?

No início do século 20, os plásticos eram uma grande novidade; havia apenas um punhado de plásticos e muito poucos usos. 

Avance o relógio 100 anos e é difícil encontrar coisas para as quais não usamos plásticos. Ciência dos materiais significa compreender as propriedades dos diferentes materiais para que possamos usá-los da melhor forma possível no mundo que nos rodeia. 

Considerando o que acabamos de aprender sobre as propriedades dos plásticos, não é nenhuma surpresa encontrá-los nos ajudando na construção de edifícios, roupas, embalagens, transporte, caixa plástica e em muitas outras partes da vida cotidiana.

Em edifícios, você encontrará plásticos em coisas como vidros secundários, telhados, isolamento térmico e acústico , e até mesmo nas tintas que você aplica nas paredes. 

Existem plásticos isolando seus cabos elétricos e transportando água e esgoto para dentro e para fora de sua casa. 

Olhe ao seu redor agora e verá plásticos por toda parte, desde molduras e abajures até as roupas do corpo e os sapatos nos pés. 

Como todas essas coisas entram em sua vida? Até um terço de todo o plástico que usamos, como por exemplo caixa plástica, vai para a embalagem que usamos para proteger os produtos (às vezes até produtos de plástico) no trajeto da fábrica para casa.

Como plástico significa flexível, por definição, tendemos a pensar que os plásticos são materiais relativamente fracos. 

No entanto, alguns são incrivelmente fortes e duradouros. Se você tem uma porta ou janela de madeira podre, por exemplo, pode remover a podridão e substituí-la por um enchimento de resina epóxi, um plástico termo endurecível muito forte que endurece como uma rocha em questão de minutos e permanece assim por anos.

Os pára-lamas de carro agora são feitos principalmente de plástico – e carrocerias leves de carros e barcos são geralmente feitas de materiais compostos como a fibra de vidro (plástico reforçado com vidro), que são plásticos misturados com outros materiais para maior resistência. Alguns plásticos são macios ou duros, conforme o seu humor. 

O post sobre Curiosidade Sobre o Plástico Que Você Não Sabia foi publicado em ViralFUN.



from WordPress https://ift.tt/3mncilo